NR 17 ERGONOMIA LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE CARGA

  • 02 Horas de duração
  • 15 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 1 mês de suporte
  • Certificado de conclusão
R$ 59,90 à vista
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Graduada em Fisioterapia , Especialista em RPG, Pós- Graduada em Ergonomia, Segurança e Saúde Ocupacional.
Lícia Ferreira Vidal

 

NR 17 ERGONOMIA  LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE CARGA 


OBJETIVO GERAL DA CAPACITAÇÃO

Educar o colaborador para prática de Segurança do Trabalho, tendo a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes o objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

PRINCÍPIOS E CONCEITOS PARA A PROTEÇÃO DA SEGURANÇA E DA SAÚDE DOS TRABALHADORES, DEFINIDOS NAS NR

Criadas pelo Ministério do Trabalho as NRs, ou Normas Regulamentadoras tem o objetivo de normatizar a saúde e segurança do trabalho nas empresas privadas e públicas que tenham empregados sob a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). As NRs são divididas por temas importantes e de observância obrigatória e abarcam quase todas as atividades de risco nas instituições. As NRs fornecerem orientações sobre os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho, contribuindo para reduzir custos e acidentes do trabalho nas organizações. O não cumprimento das normas pode resultar em penalidades para a empresa.

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DA CAPACITAÇÃO

O curso é dividido em módulos, o conteúdo de cada módulo consta no conteúdo programático. Cada módulo apresenta slides e texto base com explicações sobre seu conteúdo, vídeos ilustrativos e exercícios de avaliação. Os exercícios dão o retorno ao aluno automaticamente, para ele saber se acertou ou se errou. No caso de ter errado, o sistema sinaliza a resposta correta. As dúvidas são gerenciadas por meio de um Fórum virtual, onde os alunos têm a possibilidade de sanar suas dúvidas com um de nossos professores

A prova final e composta de 10 (dez) questões e requer média mínima de 70% de acerto para a conclusão e emissão do certificado.

RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA CAPACITAÇÃO

Hugo Tales Pinheiro

Engenheiro Eletricista com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Auditor Interno dos Sistemas de Gestão ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Experiência de 10 anos em inspeção, projeto, construção e manutenção de redes de distribuição de BT e MT na empresa Enel Distribuição (Coelce) e elaboração de projetos elétricos para instalações elétricas prediais, comerciais e industriais em baixa e média tensão e SPDA e em implantação de sistemas de gestão. Experiência de 7 anos em elaboração e implantação de programas específicos de segurança do trabalho. Diretor Técnico da CEN Engenharia.

RELAÇÃO DE INSTRUTORES

Lícia Ferreira Vidal,

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Do Triângulo (UNITRI), Especialista em RPG pelo Instituto PH. E. Souchard de Reeducação Postural Global, Pós- Graduada em Ergonomia, Segurança e Saúde Ocupacional pela Faculdade Estácio de Sá, MBA Gestão em Saúde pela Faculdade São Camilo. Formação de Auditor Interno: Normas ISO 9001:2012, 14001:2015 e 45001:2018, GUPO LABOR LIFE. Curso MDD online (Análise Ergonômica do Trabalho, ISO 11226, ISO 11228, NHO10, NHO11, Ferramentas Ergonômicas, NR1, NR 17), Método DÉBORA DENGO. Mini Curso online de SOLUÇÕES ERGONÔMICAS, Método DÉBORA DENGO. Curso SISTEMA LEAN MANUFACTORING, Método Daniela Balsadi. Curso Benefícios por Incapacidade concedidos pelo INSS judicialmente, ERGOMAR. Curso de Perícia Judicial em Ergonomia, CEBRACORP. Atualmente exerce a função de Ergonomista, sendo CEO da empresa VIDAL ERGO, onde presta serviços de Ergonomia para clínicas parceiras de Segurança e Medicina do trabalho. Há mais de 10 anos presta serviços para empresas de diversos segmentos, de entre eles: indústria de Bebidas, Cimento, Frigorífico, Banco, Cosméticos, Energia e Transporte, Hospitalar, Lavanderia, Embalagens, Solares, Escritórios e Clínicas Particulares. Desta forma, tendo contribuído com seus serviços de Ergonomia, Segurança e Saúde Ocupacional, levando não apenas seus conhecimentos como prestando serviços eficientes, de modo a atender as exigências trabalhistas, reduzindo os riscos de doenças ocupacionais, a taxa de absenteísmo e zelando pela economia e melhor produtividade das empresas.

INFRAESTRUTURA OPERACIONAL DE APOIO E CONTROLE

Plataforma EAD PLATAFORMA

As aulas 100% EAD online são na plataforma EAD PLATAFORMA. Ficam à disposição 24 horas por dia. Os cursos são modulados com subtítulos de acordo com a NR. Cada módulo é composto por vídeos ilustrativos, leituras bem objetivas e exercícios de fixação e avaliação de aprendizagem tipo objetiva de múltipla escolha. 

O nível de dificuldade é dimensionado para o trabalhador. 

Pode ser realizado em qualquer dispositivo conectado à Internet: notebook, tablet, celular, sendo fortemente recomendado o notebook ou similar, para maior rendimento.

Suporte diário pelo e-mail: qssmadigital.com.br, com Eng. Hugo Pinheiro

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE CARGA

1.    Apresentação

2.    O Que é Ergonomia

3.    Introdução a Ergonomia

4.    Objetivos da Ergonomia

5.    Tipos de Ergonomia

6.    Transporte e Levantamento De Carga

7.    Importância de Analisar Adequadamente a Carga

8.    O Que são Riscos Ergonômicos

9.    Orientações

10.    Postura Curvaturas e Movimentos da Coluna Vertebral

11.    Peplosp

12.    Cargas no Chão

13.    Cargas sobre uma Superfície

14.    Exemplos

OBJETIVO DE CADA MÓDULO

Capacitar os trabalhadores para atuar com segurança e saúde no trabalho, dentro do conteúdo disposto em cada módulo, para atender o disposto na respectiva NR.

CARGA HORÁRIA

NR 17 ERGONOMIA - LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE CARGA 2h

ESTIMATIVA DE TEMPO MÍNIMO DE DEDICAÇÃO DIÁRIA AO CURSO

O curso atende a carga horária exigida nas NR, com isso os alunos têm suas atividades e aulas baseada nesse ponto. A plataforma está liberada 24 horas por dia, possibilitando o aluno assistir quando desejar.

PRAZO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO DA CAPACITAÇÃO

Nossa plataforma permite que o aluno tenha o acesso durante 6 meses realizar seus cursos, sendo que seu acesso para comprovação da formação é de 2 anos após a conclusão, como exige a NR 1.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área operacional e administrativo, apresentando noções sobre prevenção e os fatores de risco para a saúde do trabalhador, considerando, os aspectos relacionados ao posto de trabalho.

MATERIAL DIDÁTICO

Vídeo aulas com material teórico, vídeos aulas com material prático, textos didáticos(slides), a norma regulamentadora conforme o MTE e avaliação de aprendizagem por módulo. 

Os alunos conseguem interagir com os instrutores por meio de fórum para tirar suas dúvidas referentes às capacitações.

INSTRUMENTOS PARA POTENCIALIZAÇÃO DO APRENDIZADO

1.    Vídeos aulas teóricas;

2.    Vídeos aulas práticas;

3.    Textos (slides) específicos para cada aula;

4.    Material de leitura complementar;

5.    Instrutores para esclarecimento de dúvidas por meio de fórum;

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

•    A avaliação de aprendizagem é feita dentro da plataforma online, cumprindo os dispostos da NR 1. 

•    O aluno só consegue realizar as avaliações, após a conclusão total das aulas no módulo disposto. 

•    Alunos que após a avaliação tem conceito inferior a 70% de acerto, deve realizar uma nova avaliação.

•    Alunos que após a avaliação tem conceito igual ou a superior a 70% de acerto é considerado apto em relação ao treinamento realizado.


6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

Profissionais da área operacional e administrativo, apresentando noções sobre prevenção e os fatores de risco para a saúde do trabalhador, considerando, os aspectos relacionados ao posto de trabalho.

Hugo Tales Pinheiro
"Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho"


Engenheiro Eletricista com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Auditor Interno dos Sistemas de Gestão ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Experiência de 10 anos em inspeção, projeto, construção e manutenção de redes de distribuição de BT e MT na empresa Enel Distribuição (Coelce) e elaboração de projetos elétricos para instalações elétricas prediais, comerciais e industriais em baixa e média tensão e SPDA e em implantação de sistemas de gestão. Experiência de 7 anos em elaboração e implantação de programas específicos de segurança do trabalho. Diretor Técnico da CEN Engenharia.


Lícia Ferreira Vidal
"Graduada em Fisioterapia , Especialista em RPG, Pós- Graduada em Ergonomia, Segurança e Saúde Ocupacional."


Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Do Triângulo (UNITRI), Especialista em RPG pelo Instituto PH. E. Souchard de Reeducação Postural Global, Pós- Graduada em Ergonomia, Segurança e Saúde Ocupacional pela Faculdade Estácio de Sá, MBA Gestão em Saúde pela Faculdade São Camilo. Formação de Auditor Interno: Normas ISO 9001:2012, 14001:2015 e 45001:2018, GUPO LABOR LIFE. Curso MDD online (Análise Ergonômica do Trabalho, ISO 11226, ISO 11228, NHO10, NHO11, Ferramentas Ergonômicas, NR1, NR 17), Método DÉBORA DENGO. Mini Curso online de SOLUÇÕES ERGONÔMICAS, Método DÉBORA DENGO. Curso SISTEMA LEAN MANUFACTORING, Método Daniela Balsadi. Curso Benefícios por Incapacidade concedidos pelo INSS judicialmente, ERGOMAR. Curso de Perícia Judicial em Ergonomia, CEBRACORP. Atualmente exerce a função de Ergonomista, sendo CEO da empresa VIDAL ERGO, onde presta serviços de Ergonomia para clínicas parceiras de Segurança e Medicina do trabalho. Há mais de 10 anos presta serviços para empresas de diversos segmentos, de entre eles: indústria de Bebidas, Cimento, Frigorífico, Banco, Cosméticos, Energia e Transporte, Hospitalar, Lavanderia, Embalagens, Solares, Escritórios e Clínicas Particulares. Desta forma, tendo contribuído com seus serviços de Ergonomia, Segurança e Saúde Ocupacional, levando não apenas seus conhecimentos como prestando serviços eficientes, de modo a atender as exigências trabalhistas, reduzindo os riscos de doenças ocupacionais, a taxa de absenteísmo e zelando pela economia e melhor produtividade das empresas.


EAD Ensino a Distância, Presencial e Semipresencial
Base Legal – Norma Técnica 54 Ministério do Trabalho
RESPONSABILIDADES – Como a capacitação em SST é obrigação trabalhista a ser fornecida pelo empregador a seus trabalhadores em razão dos riscos oriundos da atividade explorada, é de inteira responsabilidade do empregador garantir sua efetiva implementação, sujeitando-se às sanções administrativas cabíveis em caso de uma capacitação não efetiva ou ainda pela capacitação de má qualidade que não atenda aos requisitos da legislação. É indispensável observar que, ainda que se opte pela realização de capacitação em SST por meio de EAD ou semipresencial, é salutar que toda capacitação seja adaptada à realidade de cada estabelecimento. É que o trabalhador está sendo capacitado pelo empregador para atuar em determinado espaço, logo, uma capacitação genérica não irá atender às peculiaridades de toda e qualquer atividade econômica.veja na íntegra Nota Técnica 54 do Ministério do Trabalho.

Conteúdo Programático

  • 1. MATERIAL DE APOIO NR 17 - ERGONOMIA - LEVANTAMENTO E TRANSPORTE DE CARGA
  • 2. APRESENTAÇÃO
  • 3. O QUE É ERGONOMIA
  • 4. INTRODUÇÃO A ERGONOMIA
  • 5. OBJETIVOS DA ERGONOMIA
  • 6. TIPOS DE ERGONOMIA
  • 7. TRANSPORTE E LEVANTAMENTO DE CARGA
  • 8. IMPORTÂNCIA DE ANALISAR ADEQUADAMENTE A CARGA
  • 9. O QUE SÃO RISCOS ERGONÔMICOS
  • 10. ORIENTAÇÕES
  • 11. POSTURA CURVATURAS E MOVIMENTOS DA COLUNA VERTEBRAL
  • 12. PEPLOSP
  • 13. CARGAS NO CHÃO
  • 14. CARGAS SOBRE UMA SUPERFICIE
  • 15. EXEMPLOS
  • AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM - LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE CARGAS
Voltar ao topo